Curtume Cobrasil está no CSCB

10 Views

O programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), iniciativa promovida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), tem um novo curtume entre seus participantes. Trata-se do Cobrasil, do Piauí, que há mais de 30 anos produz couros para o segmento de moda. Jordi Codina, diretor do curtume, detalha que a empresa participa da inciativa por entender que a sustentabilidade está ligada ao futuro das instituições e da sociedade. Os indicadores a serem buscados no CSCB, relaciona o empresário, têm relação com pontos importantes dentro do processo de produção.

Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa por uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados os 173 indicadores da base normativa criada a partir de uma Comissão de Estudos Especial dentro da ABNT. Estes indicadores contemplam as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade. A consultoria instrui e verifica o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

Alguns dos curtumes que também aderiram ao CSCB são: JBS Couros, Fuga Couros, Couroquímica, Internacional Couros, AMCM, Mats, Courovale, A. Bühler e Curtume Moderno. Para conhecer mais sobre o programa, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail contato@cscb.org.br.