Visitantes da maior feira de couros do mundo, a APLF de Hong Kong, elogiam Design na Pele `Escritas`

10 Views

O segmento de couros e peles do Brasil é destaque em design e inovação na maior feira setorial do mundo: a APLF (Asia Pacific Leather Fair). No evento realizado entre 30 de março a 1º de abril, em Hong Kong, o setor apresenta o projeto Design na Pele `Escritas`. Conduzido por  CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o programa celebra a qualidade e a competitividade da indústria coureira brasileira.

A designer Luke Chang, de GuanDong (China), visitou o espaço Design na Pele `Escritas` na APLF e confessa ter ficado impressionada com as peças expostas. “Vim à feira em busca de produtos e design diferenciados e penso que encontrei isso nesta mostra do Brasil”, comenta. “Os cortes dos couros produzidos chamam muito a atenção. As bolsas e, sobretudo os bancos fabricados com pele de pirarucu, são realmente inovadores”, destaca.

O agente indiano Sarath Menon, de Chennai, também garante ter sido surpreendido positivamente pelas produções dos curtumes do projeto. “Os cortes empregados nos couros são certamente inovadores. Todas as peças têm excelente apelo de moda”, analisa.

Conforme Rafael Andrade, curador do Design na Pele `Escritas`, exibir o projeto na mais importante feira do setor é fundamental para mostrar ao mundo o potencial do Brasil. “Além de proporcionar significativa exposição da imagem do design em couro brasileiro, a APLF potencializa a geração de negócios das empresas vinculadas ao projeto, já que muitos dos que passam pelo estande acabam sinalizando interesse em conhecer em detalhe cada um dos curtumes”, observa.

‘Escritas’ é a segunda fase do Design na Pele, que teve início em 2013. Nesta nova etapa, lançada em 2015, 12 curtumes estiveram envolvidos. Cada uma das empresas engajadas imprimiu sua percepção para uma temática comum: a escrita.

Veja mais em www.designnapele.com.br

Os curtumes que participam do Design na Pele ‘Escritas’:

AplicColour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Cortume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquimica*

Nova Kaeru*

JBS Couros

Curtume Moderno

*novos no projeto

Os designers que lideram o projeto:

Heloísa Crocco – Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera o Crocco Studio Design.

Ronaldo Fraga – Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’sSchoolof Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o BritInsurance – Design oftheYear, exposição organizada pelo Design Museum de Londres.