Veja como foi o primeiro dia do couro brasileiro na feira Première Vision Paris

10 Views

Criatividade, novas tecnologias e sustentabilidade estão na pauta dos visitantes, expositores e de todas as atividades inseridas na feira Première Vision Paris, dedicada à mostra de materiais para o desenvolvimento de coleções de moda premium, com 1.150 expositores. O evento, que teve início nesta terça-feira, 19 de setembro, em Paris, e segue até quinta-feira, tem a participação de cinco empresas do segmento do couro do Brasil expondo seus produtos com o apoio do projeto Brazilian Leather. O projeto é uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do couro nacional no mercado externo.

O Curtume Rusan é um dos participantes brasileiros da Première Vision e teve cinco de seus artigos selecionados para o espaço de tendências da feira – um dos ambientes mais privilegiados da mostra. Nova Kaeru, outra empresa nacional, também foi destaque no espaço de tendências com uma pele (de Pirarucu, sua especialidade) e, com o mesmo material, ganhou as luzes de toda a feira como vencedora do PV Awards. Esta premiação reconhece os melhores têxteis e couros expostos em todo o evento e, neste ano, teve como presidente do júri o ator e diretor de cinema, empresário do segmento de moda, John Malkovich.

Próximo aos curtumes brasileiros na Première Vision está a exposto o projeto Design na Pele, que apresenta pela primeira vez as coleções integradas de móveis e calçados que foram desenvolvidas nesta edição do projeto. No primeiro dia da feira, visitantes de 10 países passaram pelo local, com retornos positivos sobre o trabalho realizado pelas indústrias de couro, móveis e calçados do Brasil com designers nacionais. “Recebemos a visita de representantes de grandes marcas, interessados no viés sustentável do produto brasileiro e na qualidade do que estamos apresentando”, destaca Rafael Andrade, curador do projeto. Nesta edição, o Design na Pele tem o apoio do Projeto Raiz (conduzido por Sindmóveis e Apex-Brasil) e Projeto Brazilian Footwear (Abicalçados e Apex-Brasil).

Para Letícia Luft, gerente do Brazillian Leather, a Première Vision é uma vitrine de grande valor para o couro do Brasil (só são aceitos expositores perante seleção da feira), pois recebe compradores das marcas mais exigentes do segmento de luxo. “Estamos inseridos em uma mostra de padrões rigorosos e onde nos destacamos; podemos observar os movimentos do mercado e aprimorar nossos produtos na Première Vision”, avalia. Ações como a apresentação do Design na Pele e do Preview do Couro (com peles de diversos curtumes brasileiros mostradas no estande do Brazilian Leather), além das reuniões institucionais da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB, ocorridas também no estande brasileiro) reafirmam esse destaque da indústria curtidora nacional. 

 Veja os curtumes brasileiros que participam da Première Vision com o apoio do Brazilian Leather:


Best Brasil / OCM Couros (stand 3D2): curtume especializado na produção de couros com pêlo, com estampas em alta definição e acabamentos de alta qualidade. A empresa tem uma linha especial de couros para decoração, com ampla variedade de estéticas, como efeito devore, animal print e cores sólidas.


Curtume Rusan (3D4): localizado no Sul do Brasil, tem como produto principal a camurça. Rusan produz couros com estampas diversas (como estética geométrica, tweed e efeitos metalizados), opções em texturas distintas e várias cores, sem perder o toque suave e o conforto que são característicos de suas peles. O curtume integra o projeto Design na Pele, que será apresentado na Première Vision.


Baby Leather (3D6): especialista em peles pequenas, como cabras, bezerros e ovelhas, Baby Leather é reconhecido pela qualidade de seus couros clássicos, mas também por suas criações inovadoras. A companhia faz uso de tecnologia de ponta para produzir peles com cortes a laser, efeito gliter e bordados.


Nova Kaeru (3C1): um dos mais exclusivos produtos feitos pela Nova Kaeru é o couro de Pirarucu (peixe original da Amazônia). Uma ampla variedade deste couro estará na Première Vision. O portfólio da companhia inclui ainda couro de pele de salmão e avestruz em diversas cores e acabamentos. O curtume integra o projeto Design na Pele, que será apresentado na Première Vision.


Dowidi (3C3): há mais de 20 anos oferecendo couros em qualidade impecável, Dowidi é especializado em camurça e nobuck. Comprometimento com a excelência e agilidade em todos os seus processos é uma das marcas da empresa, junto de suporte técnico e atendimento pessoal.