Varejo de moda: a sustentabilidade em pauta do fornecedor ao cliente

10 Views

As principais redes varejistas de moda nacional e internacional estão reunidas na Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). A entidade e seus associados valorizam e promovem ações ligadas ao fornecimento responsável para a cadeia de moda, em um posicionamento que será compartilhado por seu diretor executivo, Edmundo Lima, no Fórum CSCB de Sustentabilidade. Será no dia 11 de agosto, quinta-feira, em Novo Hamburgo (RS), na Universidade Feevale, com realização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), patrocínio Ouro de JBS Couros e patrocínio Prata de Stahl. Apoio: ABQTIC e Universidade Feevale. Inscrições e programação completa em: www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.

As empresas associadas à ABVTEX detêm mais de 50 marcas no país, que respondem por mais de 22% da participação na venda do varejo de moda brasileiro. Conforme explica Lima, para a ABVTEX, a bandeira do “fornecimento responsável” é uma grande ação de sustentabilidade para o desenvolvimento deste segmento. “Trata-se da implementação das melhores práticas nas relações do trabalho da cadeia fornecedora do varejo de vestuário e de calçados, conforme estabelecido no Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, em vigor há cinco anos”, destaca o dirigente. Outro tema bastante debatido entre a associação e seus associados é a utilização de substâncias químicas na produção têxtil e de calçados – um assunto que será pauta do fórum neste ano.

Lima destaca que o setor de couros do Brasil tem protagonizado iniciativas importantes em relação à sustentabilidade e à conscientização dos empresários do setor nesta temática. Uma destas iniciativas é a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), que dá nome ao fórum organizado pelo CICB. “É um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade no setor. Entendemos que o programa deve ser um marco para toda a cadeia do couro e do calçado no Brasil, com reconhecimento das empresas varejistas e consumidores finais”, detalha Lima.

A participação de Lima no Fórum CSCB de Sustentabilidade será no painel Da indústria ao varejo: o olhar do empresário para a produção sustentável, juntamente com Gilmar Harth - Grupo Bom Retiro / CICB e Mario Spaniol - Carmen Steffens

Veja a entrevista de Edmundo Lima na íntegra, a seguir:

Entrevista com Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)

 

Conte-nos um pouco sobre o trabalho da ABTVEX.

A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil reúne 23 associados, sendo as principais redes varejistas nacionais e internacionais de moda: nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas e acessórios, além de cama, mesa e banho. Estas empresas detêm mais de 50 marcas importantes no País, que respondem por mais de 22% da participação na venda do varejo de moda brasileiro.

Fundada em 1999, a ABVTEX tem como premissa ser a interlocutora de seus associados junto ao Governo, Entidades do Setor e Sociedade Civil. Tem como princípios a ética nas relações comerciais e o respeito à legislação, apoiando ações que visam à responsabilidade social, à formalização das empresas e o combate ao trabalho análogo ao escravo.

A ABVTEX mantém diversas ações institucionais juntos aos públicos de interesse e possui importantes iniciativas em prol do desenvolvimento do setor, nas áreas de Responsabilidade Social na cadeia de fornecimento de artigos de moda, Comércio Exterior, Sustentabilidade, Qualidade e Prevenção de Perdas.

Qual é a sua avaliação sobre o setor de couros e seu engajamento com os pilares sustentabilidade?

O setor do couro tem protagonizado iniciativas importantes em relação à sustentabilidade e a conscientização dos empresários do setor nesta temática. Na área da moda é precursor nas discussões sobre o uso de produtos químicos em sua produção e há muito tempo trabalha para sua normatização e desenvolvimento. Atuou decisivamente para aprovação da Lei do Couro e persistentemente acompanha sua aplicação nas empresas produtoras e varejistas, garantindo a correta informação para o consumidor final.

A ABVTEX apoia as iniciativas do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) que promovem a valorização do setor de couro, como a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade no setor. Entendemos que o programa deve ser um marco para toda a cadeia do couro e do calçado no Brasil, com reconhecimento das empresas varejistas e consumidores finais.

A ABVTEX promove as ações desenvolvidas pelo setor com a intenção de conscientizar seus associados varejistas no engajamento e valorização das tendências e exemplos positivos da indústria do couro, em frentes como a tecnologia, inovação, gestão e processos produtivos.

Qual é a atuação da associação sobre o assunto “sustentabilidade”?

Para a ABVTEX, a bandeira do “fornecimento responsável” é uma grande ação de sustentabilidade para o desenvolvimento da cadeia têxtil. Entende-se por “fornecimento responsável” a implementação das melhores práticas nas relações do trabalho da cadeia fornecedora do varejo de vestuário e de calçados, conforme estabelecido no Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, em vigor há cinco anos. O programa visa coibir o uso de mão de obra análoga à escrava e infantil, além de estabelecer vários itens que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores na indústria de confecção. O Programa da ABVTEX tem obtido excelentes resultados, desde sua criação, com mais de 17 mil auditorias realizadas e 4.474 empresas certificadas em 2015. As confecções têm aderido ao Programa de forma bastante satisfatória criando um ambiente sustentável nas relações entre fornecedores, varejo e consumidores, cada vez mais preocupados com a origem das roupas e calçados que adquirem.

Outro tema bastante debatido entre a ABVTEX e seus associados é a utilização de substâncias químicas na produção têxtil e de calçados. A ABVTEX, em conjunto com outras entidades do setor, vem trabalhando intensamente para a criação de uma norma no Brasil que oriente os produtores de vestuário e calçados na utilização de substancias químicas que não agridam o meio ambiente ou à saúde das pessoas.

O panorama brasileiro no varejo têxtil em relação à sustentabilidade é diferente em relação aos países europeus ou Estados Unidos?

O País tem avançado muito nas discussões relacionadas aos aspectos de sustentabilidade e compliance em toda a cadeia têxtil. Discussões e tendências mundiais sobre este tema acabam mobilizando a sociedade global e o Brasil acompanha ativamente estas discussões, sendo referência em algumas delas, como o combate ao trabalho análogo ao escravo ou infantil na cadeia da moda. O consumidor, influenciado por tudo que acontece nas redes sociais e outros canais de comunicação, vem se conscientizando do seu papel na sociedade e tornando-se cada vez mais exigente no momento do consumo. Busca produtos com qualidade, que não agridam sua saúde ou ao meio ambiente e que tenham sido produzidos com trabalho digno.

Você poderia nos dar uma prévia sobre o que você falará no fórum?

- Breve apresentação institucional da ABVTEX (histórico, missão, associados e principais conquistas);

- Balanço da Certificação de Fornecedores-ABVTEX e seu papel como divisor de águas no combate ao trabalho análogo ao escravo na cadeia de fornecimento do varejo de vestuário;

- O papel do varejo de vestuário no desenvolvimento da cadeia fornecedora e na garantia de abastecimento, combate à informalidade e descaminho;

- Desafios para o varejo.