Um dos maiores projetos de reuso de água do mundo

10 Views

1.500 litros de água fornecidos a cada segundo. É este o poder de abastecimento do maior sistema de reuso de água do mundo, atualmente em construção no Rio de Janeiro. Previsto para iniciar operações no primeiro trimestre de 2014, o projeto tem uma vazão total que equivale a 47,3 bilhões de litros de água por ano, quantidade suficiente para o consumo de uma cidade de 750 mil habitantes.

“Nosso objetivo é que todas as estações de tratamento transformem o esgoto que entra em alguma forma de energia ou água de reuso para que a gente possa cada vez mais preservar a água nobre, que é a que está na natureza em pouca quantidade para ser processada e utilizada”, justifica Jorge Briard, diretor da CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro. Um projeto que caminha com o país rumo ao desenvolvimento sustentável e a conservação do meio ambiente.

Inteligência Líquida

“A reutilização das águas residuais é uma prática racional que contribui para a proteção ambiental”, defende um estudo realizado pela UFRGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Portão, a alguns quilômetros de distância, a sede do curtume Soubach Special Leathers possui não só planta de tratamento de efluentes, mas faz uso do efluente tratado como irrigação de pastagens.

No Brasil, garante o ex-presidente da ABQTIC Alexandre Finkler, todos os curtumes têm tratamento exemplar. “As águas resultantes do processo são tratadas e devolvidas aos rios e mananciais nas condições determinadas pela legislação ambiental. São melhores do que muitos esgotos sanitários”, avalia. O que vai ao encontro à análise do engenheiro ambiental Roberto Maia: “Todos os curtumes estão perfeitamente adequados à legislação de controle de resíduo industrial, com apenas algumas pequenas exceções”, assegura. No processo de tratamento da água, legislações rígidas como a ABNT NBR-10004/2004 ou a Resolução CONAMA nº 357/2005 garantem práticas como a remoção do fósforo das soluções, nitrificação, desinfecção e oxidação avançada, cumprindo com os requisitos de reciclagem e permitindo que as águas sejam reutilizadas para qualquer finalidade ou mesmo recicladas no processo industrial.