Soluções para resíduos: o que era descarte, transforma-se em matéria prima de valor

10 Views

Transformar resíduos em novos produtos é o trabalho da WiseWaste, empresa que tem em seu portfólio clientes como Natura, Nestlé e Braskem. Seu diretor, Guilherme Brammer, será um dos palestrantes do Fórum CSCB de Sustentabilidade, mostrando como a logística reversa, a engenharia e a tecnologia podem criar soluções para o que antes seria considerado lixo. Será no dia 11 de agosto, quinta-feira, em Novo Hamburgo (RS), na Universidade Feevale, com realização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), patrocínio Ouro de JBS Couros e patrocínio Prata de Stahl. Apoio: ABQTIC. Inscrições e programação completa em: www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.

A palestra de Guilherme - Do resíduo ao novo produto: a aplicação da economia circular para transformar artigos de descarte em matéria-prima de alto valor - vai detalhar o processo que envolve estudos laboratoriais, cooperativas de catadores e desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Esta atuação contempla os três principais pontos da cadeia produtiva: fabricação, consumo/ descarte e reciclagem. “As empresas estão migrando seu conceito de produção, saindo do modelo de economia linear, e indo para o modelo de economia circular. Isso ainda é embrionário, mas já temos exemplos reais”, afirma o palestrante.

Um caso de sucesso deste posicionamento é o da empresa americana Interface, especialista em carpetes para o segmento corporativo. Conforme conta Guilherme, em vez de vender a forração de pisos, eles alugam os produtos, sendo responsáveis pela manutenção das peças. “Se o carpete estragar, não tem problema: eles reciclam 100% do que produzem e usam em seu próprio processo produtivo os resíduos pós-consumo. Já faturam algo em torno de US$ 1 bilhão todos os anos neste modelo”, destaca. No setor de couros e calçados, segundo Guilherme, estima-se que a geração de resíduos sólidos chegue a 1,4 mil toneladas por dia – um grande potencial para o desenvolvimento da economia circular.