O
primeiro dia do Inspiramais 2019_II marcou a apresentação dos couros e
materiais para o desenvolvimento de coleções de moda em roupas, calçados e
acessórios. O salão, que ocorre ainda nesta quarta-feira, 18 de julho, em São
Paulo, contou também com um momento solene muito especial para o couro do
Brasil: a cerimônia de renovação do projeto setorial Brazilian Leather. O
Inspiramais é realizado em colaboração com Centro das Indústrias de Curtumes do
Brasil (CICB), Assintecal, By Brasil Components and Chemincals e projeto
Brazilian Leather, uma parceria de CICB e Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de
couros.
O
projeto Brazilian Leather foi renovado para o biênio 2018 / 2020, fornecendo
apoio aos curtumes brasileiros em importantes aspectos relacionados à expansão
no mercado externo, com ações de promoção comercial, inteligência de mercado,
promoção de imagem, sustentabilidade, design e outros diferenciais
competitivos. Na cerimônia de assinatura, o presidente do Conselho Diretor do
CICB, Gilmar Harth, destacou os números do projeto (cuja primeira edição
ocorreu em 2000 e se estende ininterruptamente até hoje) e a parceria com
Apex-Brasil. “É um esforço bilateral, da Apex-Brasil e do empresário, e cujos
resultados não poderiam ser diferentes: temos mais valor agregado no produto
brasileiro que vai para a exportação e, com isso, mais receita para o país,
emprego e renda”, disse.
Márcia
Nejaim, diretora de negócios da Apex-Brasil, destacou a importância do trabalho
perene que é realizado com os projetos setoriais. “Não se chega aonde se chegou
sem continuidade, perseverança e dinamismo. E só conseguimos isso porque
estamos juntos”, mencionou. Solete Foizer, gestora de negócios da Apex-Brasil,
apresentou as estratégias para os projetos setoriais Brazilian Leather e By
Brasil, dando ênfase à sinergia criada com ações conjuntas pela indústria do
país.
Na
mesma oportunidade, foi assinado um termo de cooperação entre o CICB e
Assintecal para apoio a micro e pequenas empresas para inserção e promoção de
exportações junto ao mercado externo. Presidente executivo do CICB, José
Fernando Bello frisa que esta parceria tem vistas à capacitação e qualificação
de curtumes.
Desde
que o projeto Brazilian Leather teve início, a participação do couro de alto
valor agregado nas exportações brasileiras cresceu 374% neste período o e valor
total remetido ao mercado externo passou de US$ 760 milhões (2000) para US$ 1,9
bilhão (2017).