Posicionamento do CICB sobre a paralisação dos caminhoneiros

10 Views

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), entidade que representa o setor de couros do país, reporta danos profundos em toda a produção nacional em função da paralisação da atividade nas rodovias brasileiras. Clientes, vendas, exportações e empregos têm sofrido grande e oneroso impacto em função da greve, que já ultrapassa limites.

O pleito dos caminhoneiros foi atendido. É urgente o desbloqueio de estradas e a retomada das atividades normais no Brasil para que a situação do país não se agrave de forma irreversível. A paralisação da categoria está prejudicando severamente a saúde, a economia, o fluxo de vida das pessoas e, no caso do agronegócio, o correto manejo para o bem-estar animal e a cultura do solo.

Todos os setores produtivos do Brasil – incluindo o couro – estão vivendo consequências gravíssimas desta greve, com produção parada e sem faturamento. Trata-se de uma conta que já está sendo paga pelas empresas e seus funcionários, que perdem em receita e postos de trabalho.

É evidente que o Brasil precisa de uma gestão eficiente, que enxugue a máquina pública e proporcione condições adequadas de trabalho para todas as categorias. Buscamos, no entanto, que esse movimento se dê de forma adequada, linear e sem a renúncia dos direitos básicos de cada cidadão. É preciso que se retome a produção e comercialização com a máxima urgência. 


Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil

Brasília, 29 de maio de 2018

www.cicb.org.br