O couro e o Inspiramais: veja alguns destaques desta edição do evento

10 Views

Moda, conhecimento e negócios encontraram-se no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes. O evento ocorreu no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, nesta segunda e terça-feira (16 e 17) com 125 expositores apresentando 780 lançamentos de materiais para coleções de moda em calçados, acessórios e vestuário para o Verão 2018. O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Footwear Components by Brasil e projeto Brazilian Leather.

Entre os expositores, houve 19 curtumes mostrando suas peles nesta edição do Inspiramais com o apoio do Brazilian Leather, uma parceria do CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros. Peles bovinas, caprinas, exóticas e outras apresentaram as tendências para a estação mais quente do ano, com excelente retorno por parte dos expositores.

Marcelo Grandi da Silva, do Curtume Natur, elogiou o foco e profissionalismo dos visitantes. “Foi uma feira muito positiva, com um público muito qualificado”, disse Marcelo. Entre as tendências, um dos destaques foi o curtume Gobba Leather, que trouxe ao Inspiramais uma vasta cartela de cores para couros dedicados ao setor moveleiro: tons terrosos, azuis e os clássicos beges, pretos e marrons foram algumas das cores apresentadas por Gobba Leather. As peles do Curtume Moderno aterrissaram repletas de cores quentes e também as chamadas candy colors, mais suaves. “Houve uma grande procura por couros dedicados ao vestuário”, frisou Rayna Louzada, representante comercial do Curtume Moderno.

No espaço dedicado às palestras de tendências e exemplos positivos em sustentabilidade no Inspiramais, Álvaro Flores, coordenador da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), falou a um público sobre os diferenciais e a evolução do selo brasileiro que contempla 173 indicadores ligados a processos de água, energia, recursos humanos e economia dentro dos curtumes. “É uma iniciativa inédita no mundo”, destacou, lembrando que o CSCB foi construído no âmbito da ABNT e é auditado pelo Inmetro.

A próxima edição do Inspiramais será nos dias 3 e 4 de julho.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br