Novo curtume integra-se à Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)

10 Views


Rhoma Peles é a mais nova empresa a aderir à Cerificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Especializado em peles de cabra e carneiro, o curtume integra-se ao programa que tem realizado importantes avanços na indústria brasileira, em processos de eficiência energética, consumo de água e relação com comunidades. O CSCB é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O ingresso no CSCB coincide com o início da atuação de Rhoma Peles no mercado internacional, após amplo reconhecimento no Brasil para o fornecimento de couros para vestuário, calçados e bolsas. “Acredito que no mercado atual somente uma empresa certificada e preocupada com sustentabilidade tem sua chance de sucesso e tempo de vida ilimitado”, destaca Roberto Luís Hartmann, gerente técnico de produção de Rhoma Peles.

A escolha do CSCB para aprimoramento dos processos dentro da empresa se deu em função de sua normatização (são 173 indicadores a partir de norma criada no âmbito da ABNT) e pela intenção de qualificar ainda mais o curtume. “Acreditamos que, dessa forma, nossos produtos serão cada vez mais diferenciados e melhores, assim como a gestão da empresa ficará mais clara e simplificada com organização e normas”, informa Roberto. Atualmente, Rhoma Peles produz cerca de 60 mil couros por mês, está estabelecida no município de Picada Café (RS) e já conta com nove anos e meio de história. 

A certificação só é concedida após auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro, que deve verificar o atendimento da norma criada no âmbito da ABNT para a produção sustentável de couros. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).