Missão à Índia: sucesso da agenda reflete potencial do país para o couro do Brasil

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Uma acertada agenda comercial e de relacionamento resume a Missão Empresarial Brasil – Índia, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios. O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) participou da missão com o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

A agenda indiana teve participação na feira BRICS Trade Fair, reuniões políticas e diplomáticas e visitas técnicas. Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, foi o representante enviado a Nova Deli e Mumbai, onde a missão foi realizada. “Tanto no espaço da entidade na feira, como durante a programação externa ao evento, houve grande interesse pelo couro e por demais produtos e serviços do Brasil”, destacou. Cunha menciona que a missão teve uma agenda muito precisa, por meio da qual foi possível fortalecer o relacionamento com as entidades envolvidas no comércio exterior entre Brasil e Índia, além de prospectar potenciais e qualificados compradores para os couros brasileiros.

A Índia é um país estratégico para as exportações do Brasil, tendo um crescimento expressivo de suas importações de couros brasileiros recentemente (em área, alta de 119% nos oito primeiros meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015). Cunha sublinha que há um potencial ainda maior de crescimento, em especial para os couros de maior valor agregado, que são um dos focos do projeto Brazilian Leather. Em breve, novas ações devem fortalecer e estreitar ainda mais o relacionamento do couro do Brasil com o país do centro-sul asiático; em janeiro, o projeto Brazilian Leather participará na feira India International Leather Fair.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br