Livro e filmes Design na Pele são lançados no Salão +B

10 Views

Foi com um profundo apuro estético e grande capacidade de inovação que 13 curtumes do Brasil apresentaram em São Paulo, no Salão +B, o resultado do projeto Design na Pele – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) para o desenvolvimento de peles especiais e artigos surpreendentes usando o couro como matéria-prima. O Design na Pele tem o apoio do projeto Brazilian Leather e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em São Paulo, a apresentação do trabalho ocorreu no Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), em meio ao Salão +B, organizado pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Os artigos originados a partir do projeto – como bolsas, calçados e acessórios para decoração e arquitetura, formando o acervo Design na Pele – foram apresentados oficialmente para a grande imprensa nacional em um brunch, contando também com palestra de Ronaldo Fraga (que participou dos trabalhos de criação e execução do projeto) para um público de estilistas e formadores de opinião do segmento de moda. O evento marcou também o lançamento do livro oficial da iniciativa (com fotos e todos os detalhes do trabalho que Ronaldo Fraga e Heloísa Crocco elaboraram em 13 curtumes do Brasil) e dos filmes que contam o processo de criação e desenvolvimento do projeto, em quatro idiomas.

O acervo do projeto mostra uma grande capacidade técnica dos curtumes brasileiros e ampla possibilidade de criação, desenvolvendo artigos e produtos finais diferenciados com o couro brasileiro.

Desfile

O Salão +B ocorreu em meio às atividades da São Paulo Fashion Week, a principal semana de moda brasileira. O estilista Ronaldo Fraga apresentou sua coleção com o tema Carne Seca, utilizando couro em praticamente todas as suas peças. Este desfile, que contou com o apoio do CICB, teve grande repercussão positiva na mídia nacional. A crítica de moda Laura Coutinho escreveu para o jornal Diário Catarinense: “Ronaldo Fraga é mestre na arte de extrair sofisticação do exuberante e rico regionalismo brasileiro. Onde a maioria vê pobreza, ele vai além e vê luxo. Dessa vez, para a coleção Carne Seca ou um Turista Aprendiz em Terra Áspera, Fraga pesquisou a estética do semi-árido e compôs uma coleção inspirada pelos universos de Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto”.

O projeto

Iniciado em abril de 2013, o Design na Pele foi pensado para aproximar a indústria coureira nacional da cultura do design, em uma ação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com Apex-Brasil. Para viabilizar a iniciativa, os criadores foram divididos em dois núcleos, totalizando 13 curtumes nessa primeira etapa. Ronaldo trabalhou com curtumes de grande volume do país, enquanto Heloísa atuou com os curtumes dedicados aos couros especiais, produzindo artigos cuja origem da pele é diferenciada, como avestruz, cobra, peixe e rã

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, enfatiza o potencial nacional da indústria dos curtumes. “O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, além de ser um grande exportador mundial”. O executivo ainda explica como a dupla de criadores trabalhou a proposta. “Heloísa e Ronaldo tiveram oficinas em grupo com seus respectivos curtumes e também consultorias individuais em que puderam avaliar in loco o trabalho e as possibilidades de cada empresa. A intenção era observar a realidade do curtume e trazê-la para dentro do projeto, extraindo ao máximo os talentos e a criatividade de cada empresa”, ressalta.

De acordo com Maurício Medeiros, a matéria-prima pode estar muito mais presente do que hoje está. “O couro consegue permear a vida das pessoas em praticamente todas as aplicações. Queremos estimular seu uso em segmentos onde ele não é muito usual, como decoração, design e utilidades. Na indústria automobilística, no setor de estofamentos e na moda, esse emprego já é muito forte”, aponta.

“A nobreza do couro se expressa em muitos mais atributos do que os naturais, tecnológicos e estéticos”, enfatiza o presidente do CICB, José Fernando Bello.

Lista dos curtumes participantes desta edição:

Aplic Colour

Arte da Pele

Coming

Couros Bom Retiro

Courovale

Indústria de Peles Minuano

JBS Couros

Moderno

Natur

Romeu Couros

Schmechel Peles Exóticas

Soubach Special Leathers

The Anytry Marine & Exotic Leathers

Galeria de fotos do lançamento:

[nggallery id=29]