JBS Couros busca Certificação de Sustentabilidade CSCB em todas as suas unidades

10 Views

Em 2016, a JBS Couros – importante indústria de processamento de couros – ingressou no programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), trabalhando os 173 indicadores da norma ABNT 16.296 em uma de suas unidades de produção. Agora, a empresa passa a integrar o programa de certificação em todas as suas plantas no país. “O compromisso da JBS é de ter todas suas operações certificadas”, destaca a nota emitida pela empresa sobre esta novidade. O CSCB tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Veja a seguir a nota na integra sobre a adesão ao CSCB em todas as unidades da empresa:

“A JBS reforça sua parceria com o CSCB e reconhece que é um passo importante para ter uma identidade nacional quanto à sustentabilidade. Inicialmente, a unidade de Marabá será a primeira certificada da JBS Couros. O compromisso da JBS é de ter todas suas operações certificadas.

Este é um reconhecimento importante da relevância que tanto o CICB e o CSCB têm para a indústria nacional.

A JBS acredita a certificação CSCB é uma ação positiva não só por ajudar a companhia a melhorar constantemente seus processos, mas também por criar parâmetros de aprimoramento para o setor como um todo, em linha com as tendências do mercado. Ela também agrega outros fatores ligados à sustentabilidade de extrema importância à indústria de couro, como quesitos sociais, que geralmente não fazem parte de certificações ambientais.”

Sobre o CSCB: para chegar à certificação, cada curtume integrante do programa precisa passar por uma etapa de preparação, em que são trabalhados os indicadores estabelecidos pela norma ABNT NBR 16.296 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para a produção sustentával. A partir daí, a empresa pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%). No Brasil, dois curtumes já são certificados: Fuga Couros (nível Prata) e Courovale by BCM (nível Ouro)

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br