Inspiramais mostrou o couro para o inverno 2018, comemorando os 60 anos do CICB

10 Views

Foram dois dias de negócios, relacionamento, palestras e promoção de imagem com a realização do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, que se encerrou nessa terça-feira (4), em São Paulo. Mas, como é tradicional na mostra, a repercussão de tudo o que se construiu nos últimos meses até a realização do evento está só começando: agora, um trabalho em profundidade se inicia com todos os agentes realizadores do Inspiramais para multiplicar resultados, com ações como a apresentação em roteiro mundial dos couros do Preview do Couro.

O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com apoio dos projetos Brazilian Leather e By Brasil Components and Chemicals - ambos desenvolvidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações.

A primeira atividade oficial do segundo dia do Inspiramais foi a comemoração de aniversário do CICB. A entidade celebrou seus 60 anos com um coquetel oferecido para curtumes expositores, associados e parceiros, relembrando fatos históricos do setor ocorridos a partir de 1957. O presidente do Conselho Diretor do CICB, Gilmar Harth, destacou que a entidade tem foco na qualificação das empresas de todos os portes e que uma mostra bastante clara deste posicionamento é justamente a realização do Inspiramais. Presidente executivo do CICB, José Fernando Bello deu ênfase à longevidade da entidade e à união da indústria.

Nos corredores, o público teve a oportunidade de conhecer a Leveza – tema central desta edição – aplicada a couros de diversos tipos, como bovinos, de cabra, píton, jacaré e outros. A empresa gaúcha Mucca Pelli mostrou couros com efeitos vazados e transfers com estética de brilho para se integrar ao tom leve que irá conduzir o inverno 2018. Especialista em peles para os segmentos calçadista e de bolsas, Mucca Pelli apostou também em verniz com gravações, padrões geométricos e o já clássico animal print, pelo qual a empresa é reconhecida em todo o mercado.

Para Maurício Salomão, diretor comercial da Romicouros, o Inspiramais teve boa visitação de importadores do Mercosul, mercado onde a empresa está ingressando com seus couros para calçados, bolsas e artefatos. Peles com efeito rústico, metalizados, nobuck em uma acertada cartela de cores, além de couros com recurtimentos nobres, foram alguns dos destaques de seu estande.

No espaço dedicado ao Preview do Couro, estilistas, designers e compradores dedicaram-se a avaliar as tendências paras a próxima coleção de trabalho, o verão 2019. No local, 18 couros desenvolvidos com a temática da Resistência estiveram em exposição. Agora, esse compilado de peles irá viajar com o projeto Brazilian Leather às principais feiras mundiais do setor, em cidades como Hong Kong, Paris e Milão. Com essa estratégia, o Preview do Couro multiplica a participação dos curtumes brasileiros nesses eventos, gerando negócios e uma imagem positiva da indústria nacional.