Fuga Couros é a primeira empresa certificada pelo CSCB

10 Views

Um novo marco histórico se estabeleceu no setor de couros do Brasil. A empresa Fuga Couros, de Marau (RS), foi reconhecida com a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), no nível Prata. Trata-se do primeiro curtume do país a concluir todas as etapas do programa instituído pelo CSCB e ser auditado de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, por meio de organismo acreditado pelo INMETRO. O CSCB é o primeiro programa que firma o compromisso do setor coureiro do Brasil com as melhores práticas no tripé meio ambiente, sociedade e economia.




A cerimônia de entrega do reconhecimento foi feita na sede da empresa, com a participação da família Fuga, imprensa local e representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Presidente executivo do CICB, José Fernando Bello destacou o caráter histórico da data, uma vez que a certificação é um projeto de longo prazo e que está na pauta de toda a indústria e clientes nacionais e internacionais. “O Brasil precisava de uma certificação própria. Exportamos para mais de 80 países, temos tecnologia e somos altamente internacionalizados. O CSCB foi construído de forma muito forte, robusto em critérios e vai ganhar ainda mais visibilidade e promoção junto aos públicos de interesse do couro brasileiro”, disse. Bello lembrou também do pioneirismo de Fuga Couros (com 70 anos de trajetória), que além de ser a primeira empresa certificada, foi a primeira a aderir ao programa de certificação.




O aprendizado, o aprimoramento de processos e a visão sistêmica do negócio foram destacados por Fuga Couros como pontos positivos na caminhada que culminou com o nível Prata do CSCB. “Foi uma vitória que conquistamos juntos. Integramos nosso trabalho ao conceito mais aprofundado da sustentabilidade, que dialoga com tratar a causa e não o problema”, disse Luis Eduardo Fuga, ao lado de Patrícia Fuga Bebber, Iedo Claudino Fuga, Constante Caetano Fuga e Iedo Fuga Júnior.

O CSCB firma também um compromisso da empresa com a melhoria contínua, já que há um cronograma estabelecido de auditorias, avaliações e recertificação para os próximos três anos. Atualmente, 18 curtumes do Brasil estão em processo para chegar à auditoria de verificação do atendimento à normal (ABNT NBR 16296 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável).

 

O que é o CSCB

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. O CSCB  promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São 173 indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB, tais como:


- redução de consumo de água

- redução de consumo de energia

- controle de qualidade de produtos

- origem da matéria-prima

- substâncias restritas

- saúde e segurança do trabalhador


 


Como obter a certificação

Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa por uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados os 173 indicadores. A consultoria instrui e verifica o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo:

- Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)

- Prata (75%)

- Ouro (90%)

- Diamante (100%).