FF Exchange une calçadistas e curtumes na Fimec

10 Views

A 41ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), mostra que acontece entre os dias 14 e 16 de março,  na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, foi palco para mais uma edição do FF Exchange, desta vez colocando frente a frente indústriais de calçados e indústrias de curtumes. O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Fenac, ocorreu na manhã do dia 15, e contou com a participação de 15 marcas de calçados e 19 curtumes.

O projeto consiste na realização de rodadas rápidas, no estilo speed dating, nas quais os fornecedores têm três minutos para apresentarem seus produtos para os calçadistas. Segundo a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, o fato de o evento ter sido realizado numa feira do porte da Fimec, considerada a maior do setor da indústria de base do segmento calçadista, facilitou a prospecção de negócios. “Além de poderem marcar visitas nos estandes, já que grande parte dos curtumes estão expondo na Fimec, o fato de os calçadistas terem recebidos catálogos antecipadamente ajudou no sucesso do evento”, avalia Roberta. Para a gestora, o FF Exchange, mais uma vez, cumpriu o papel de aproximação da cadeia coureiro-calçadista, com ganhos em networking e prospecção de novos negócios.

Novo canal

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, ressalta que o FF Exchange abre um novo canal de negócios entre curtumes e indústrias calçadistas que usam o couro. “É um ambiente facilitado de apresentação de conhecimento e tecnologia. Clientes e fornecedores se beneficiam com este ponto de integração”, avalia o executivo, destacando que esta é uma oportunidade que mostra como os curtumes estão preparados para atender a diversas demandas, com qualidade, agilidade e alinhamento às mais recente tendências do mercado.

Participando pela primeira vez da rodada rápida de negócios, Cláudio Marcos Corrêa, do Desenvolvimento de Produto da Jorge Bischoff, destacou que o evento proporcionou ótimos contatos e oportunidades reais de negócios. Apostando na retomada da demanda interna, a empresa irá investir mais em novos produtos e, para isso, será necessário uma gama de fornecedores com materiais diferenciados capazes de suprir as exigências das consumidoras da marca, que não são poucas. “Precisamos inovar sempre, mesmo quando o mercado da moda não está tão bom”, conta Corrêa.

Olho no olho

Também estreando no FF Exchange, o diretor de compras da Tabita, Elário Oswaldo Martens, destaca que mesmo trabalhando há 40 anos no setor, teve “gente que não conhecia aqui”. “Marcamos visitas posteriores nos estandes de alguns fornecedores, mas acredito que o grande mérito do evento foi trabalhar a parte do relacionamento, do olho no olho, o que certamente tem maior potencialidade de gerar negócios”, destaca, ressaltando que a empresa deve aumentar em cerca de 20% o investimento em novos produtos ao longo do ano, de olho no aumento da demanda interna.

Curtumes

Com participação expressiva, os curtumes saíram satisfeitos do evento. Foram pedidos de amostras, novos contatos e agendamentos de visitas presenciais na própria Fimec e também fora dela. Jordi Codina, diretor do Curtume Cobrasil, foi um dos empresários que se surpreendeu positivamente com a atividade. “Foi uma proposta objetiva e eficiente para negócios, receberemos em breve em nossa planta três contatos estabelecidos no evento e há também um pedido de amostra”, informa.

Marciano Rocha, gerente comercial do Grupo Couros Bom Retiro - CBR, sublinha que o contato frente a frente com potenciais clientes em um mesmo momento foi um dos pontos fortes do FF Exchange, em especial para empresas de estados distintos.

Participaram do FF Exchange os curtumes Apucarana Leather,  Romeu Couros,  Curtume Cobrasil, Coming,  Couros Bom Retiro – CRB, Couroquímica, Couro do Norte, Couros Eireli, Curtume Bannach, Curtume Moderno, Curtume Natur, Curtume Nimo, Curtume Rusan,  Curtume Santa Croce, Empório de Couros Yurgel, Fuga Couros, JBS Couros, Rhoma Pelles, Romicouros, São Crispim e Soubach Special Leathers. Os fornecedores participaram de rodadas rápidas com as marcas West Coast, Cravo & Canela, Bibi, Tabita, Paquetá, Dakota, Ramarim, Coopershoes, Usaflex, Pegada, Sugar Shoes, Jorge Bischoff, Cristófoli, Rubra e Amoreco.

A feira

Considerada uma das maiores feiras do mundo do setor da indústria de base para calçadistas, a Fimec deve recebe mais de 30 mil compradores, daqui e de 28 países, nos três dias de evento. A mostra conta com novidades de 700 empresas de couros, materiais sintéticos, máquinas, equipamentos e produtos químicos.