Exportações de couros e peles: veja os números de julho

10 Views

O Brasil exportou no mês de julho um total de US$ 248 milhões em couros e peles, segundo informações preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A análise é feita pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Os valores apontam que houve um crescimento de 25,5% nas exportações de couros e peles em julho em relação ao mesmo período de 2013. O acumulado dos sete primeiros meses do ano já soma um total de US$ 1,713 bilhão, o que representa 23,4% a mais do que no período equivalente no ano passado. A participação do item “couro” nas exportações brasileiras está em 1,3%.

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, destaca que os números divulgados pelo MDIC estão em acordo com o novo posicionamento do couro no mercado mundial, que tem o Brasil como um dos protagonistas. Dentro deste novo momento, sublinha o gestor, o couro produzido no Brasil se estabeleceu em um patamar de grande reconhecimento, contando com o apoio do Brazilian Leather, uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros. Em breve, no dia 21 de agosto, a entidade realiza o 3º Fórum CICB de Sustentabilidade, evento que vai ao encontro dos objetivos de qualificação do couro brasileiro. Inscrições: www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.