Exportações brasileiras de couros e peles: veja os números

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O setor de couros do Brasil iniciou o ano de 2014 exportando um total de US$ 200 milhões, em todo o mês de janeiro. Este valor representa uma alta de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Estas são informações apuradas pelo setor de Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, avalia que os prognósticos para o setor de couros do Brasil em 2014 são pautados por desafios e expectativas. “Ainda esperamos do Governo Federal uma decisão favorável sobre a continuidade do Reintegra, o que favoreceria a maior competitividade do couro brasileiro junto ao mercado internacional”, destaca o gestor. O Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras) foi criado para compensar resíduos tributários nas exportações, proporcionando à empresa exportadora o recebimento de um crédito equivalente a 3% da receita de exportação. A última prorrogação do Reintegra foi válida até o dia 31 de dezembro de 2013.

Ainda sobre o final de 2013, pesou sobre os exportadores brasileiros a exclusão do país do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP). Desde o dia 1º de janeiro, o Brasil está fora do sistema, o que pode gerar um ônus monetário de 3,5%. De acordo com Bello, com o país fora do SGP, já se percebe uma redução de pedidos para o continente europeu, que é um dos principais clientes do couro do Brasil.

Para superar estes desafios e incrementar a participação do couro brasileiro no mercado mundial, uma série de ações está sendo realizada pelo CICB para a promoção das exportações. No primeiro trimestre, haverá a participação brasileira na mais conceituada feira de luxo do setor – a Le Cuir A Paris – , participação na Fimec com jornalistas convidados pelo projeto Imagem e, com grande expectativa, a realização da APLF MM&T, a feira de Hong Kong. Nesta edição, entre os dias 31 de março e 2 de abril, o Brasil será o Focus Country, promovendo diversas ações de comunicação e marketing na feira que reúne anualmente mais de 20 mil compradores de couro dos maiores clientes mundiais.

Com estas ações e contando com a demanda mundial de couros – que continua em ascensão – Bello estima a possibilidade de um crescimento na ordem de 8 a 10% para o ano de 2014 nas exportações brasileiras, em especial com os couros de alto valor agregado.