O couro do Brasil iniciou a agenda de feiras internacionais
do segundo semestre com a participação em dois eventos recentemente: na
Lineapelle New York e na Shoes and Leather Vietnam, em Ho Chi Minh. Nas duas
atividades, a participação dos curtumes brasileiros teve o apoio do projeto
Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do
Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo ao crescimento do couro do país no
mercado externo.
No Vietnã, a feira confirmou uma
tendência do mercado, que é a prevalência de peles de melhor qualidade na
preferência dos compradores. O amadurecimento do evento – que está em sua 20ª
edição – foi visto no crescimento de expositores (de 600, passaram para 700
nesta edição) e de público, que chegou às 10 mil pessoas. Albery Sommer, da
empresa Alexander Representações, que esteve expondo na Shoes and Leather
Vietnam, resume o sentimento com a participação: “Nota-se um aumento da
qualidade das visitas. Nesta feira, não apenas compradores locais visitam os
estandes, mas também representantes de empresas da Índia, China, Tailândia e
Coreia do Sul”. Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, destaca como
ponto positivo a exposição Preview do Couro (com coletânea de peles de vários
curtumes do Brasil, expostas no estande do Brazilian Leather), convergindo com
o aumento das exportações de couro acabado e semiacabado nas vendas ao Vietnã
(respondem por 57% do total ante 52% do ano passado).
Em Nova York, o couro do Brasil
teve cinco curtumes brasileiros expositores na Lineapelle. Uma destas empresas
foi Soubach Special Leathers, que, nas palavras de seu gerente comercial, Pedro
Tunholi, é um “excelente ponto de encontro para follow-up com clientes do
mercado norte-americano”. Para Paulo Amaury, da empresa Nova Kaeru,
especialista em peles exóticas, a feira é sempre uma ótima oportunidade para
que se abram novas portas de marcas e principalmente de escritórios de design.
Um dos destaques da participação brasileira no evento foi a coleção
desenvolvida pelo Curtume Natur, com a temática Coffee Break: das peles à
comunicação visual de seu material promocional, todos os detalhes remetiam às
delícias do café brasileiro. “Foi uma sacada muito criativa e que os visitantes
adoraram”, detalha Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather.
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial
de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido
pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a
Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados
estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras
mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de
relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br