Entidades debateram a Indústria 4.0 no FF Meeting

10 Views

O FF Meeting compõe a série de ações do programa Future Footwear, iniciativa que dialoga com a criação e execução de novos modelos de negócios, produtos e processos produtivos em toda a cadeia do calçado. A primeira edição do FF Meeting ocorreu na tarde de quarta-feira (19), com um encontro de representantes de entidades ligadas aso setores de couros, calçados, ensino e tecnologia para debater a Indústria 4.0, criando um grupo de trabalho com foco na multiplicação do conhecimento e das premissas deste conceito de produção.

O evento ocorreu em Novo Hamburgo (RS), na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que conduz o programa Future Footwear com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq). José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, falou na oportunidade sobre o setor de couros no Brasil e no mundo, os valores com os quais a indústria trabalha e os objetivos para os próximos anos.

Duas apresentações em específico trataram da Indústria 4.0: Alexandre Baroni, doutor em engenharia, e João Peixoto, mestre em Automação Industrial, explicaram que este conceito baseia-se na implantação de determinados princípios na produção. Segundo ambos, uma indústria adequada à proposta 4.0 precisa de capacidade de operação em tempo real, virtualização (ter uma cópia virtual da fábrica, permitindo a rastreabilidade de todos os processos), descentralização, orientação a serviços e sistemas modulares (produção de acordo com a demanda, com acoplamento e desacoplamento de módulos na produção). “A Indústria 4.0 visa aumentar a eficiência da empresa e, por consequência, a sua produtividade”, disse Baroni.

A partir do encontro desta quarta-feira, foi criado um comitê de trabalho, formado por representantes das entidades presentes. A próxima reunião, quando os engajados trarão as contribuições para definições da governança do Future Footwear, ficou marcada para o dia 8 de dezembro, também na sede da Abicalçados.

Veja as entidades participantes do FF Meeting e que compõem o grupo de trabalho:

Abicalçados

Assintecal

Abrameq

CICB

IBB

IBTeC

Senai

Abinee

Abimaq

Feevale

PUCRS

Softsul

Trinopolo

Unisinos