Em Paris, Design na Pele fará lançamento especial integrado de suas coleções

10 Views

A participação do couro brasileiro na próxima edição da feira Première Vision, em Paris, entre os dias 19 e 21 de setembro, terá um componente adicional para apresentar a compradores e estilistas todo potencial criativo e de qualidade da indústria curtidora nacional. Trata-se do projeto Design na Pele – com a coleção integral de calçados e móveis – que será exposto como uma mostra especial de destaque na entrada do Hall 3 da feira, em uma compilação inédita e que deve ser uma das principais atrações da Première Vision desta estação. A participação do Design na Pele na feira, bem como a de cinco curtumes expositores desta edição, tem o apoio do projeto Brazilian Leather, desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à internacionalização do couro brasileiro.

Esta é a primeira vez que as coleções de calçados e móveis da mais recente edição do Design na Pele são exibidas juntas – antes, tiveram lançamentos distintos em Las Vegas (calçados) e em Nova York (mobiliário). Como explica Rafael Andrade, curador do projeto, todas as peças foram desenvolvidas tendo o couro como elemento unificador; o material fez a interface entre designers renomados e marcas brasileiras de calçados e móveis. “O público da Première Vision converge perfeitamente para o resultado do que foi concebido pelo Design na Pele: são profissionais altamente qualificados e que deverão reconhecer todos os diferenciais do trabalho que realizamos nos curtumes e parceiros do projeto”, destaca. Nesta edição, o projeto teve o apoio de Abicalçados, por meio do projeto Brazilian Footwear, e Sindmóveis, através do Projeto Raiz.

Vale destacar que na semana anterior à feira, no próximo dia 11 de setembro, segunda-feira, haverá uma palestra especial sobre o projeto Design na Pele na Embaixada Brasileira, em Paris, para jornalistas, autoridades e convidados locais. A palestra integra a abertura da exposição itinerante do Projeto Raiz, que irá apresentar na Embaixada Brasileira o trabalho de 18 estúdios de design do Brasil até o dia 17 de setembro, compondo a Paris Design Week.

 

Veja a Coleção Design na Pele que estará na Première Vision:

 

Nova Kaeru + JBS Couros + Sollos + Jader Almeida

Peças: cadeira Mia (com pele de pirarucu), cadeira Norma (couro de estofamento navy) e poltrona Mad (couro de estofamento navy). Todas as peças utilizam madeira maciça em sua estrutura.

 

Curtume Rusan + Moora + Latoog Design

Peça: poltrona Trópicos (estrutura de madeira maciça e assento e encosto de almofadas estofadas em camurça).

 

Cortume Krumenauer  + BRV + Marta Manente

Peças: balanço Revoar (multilaminado de madeira curvo, revestido com couro), mesa de centro (em madeira com detalhes em couro natural, feito artesanalmente com cordão trançados fio a fio) e banco Recanto (multilaminado de madeira curvo, revestido com couro)

 

Couros Bom Retiro + Patrícia Viera + Guilhermina Shoes

A coleção: calçados femininos. A parceria de duas referências no segmento feminino (Patrícia Viera para roupas em couro e Guilhermina para calçados) deu origem a modelos marcados justamente pela feminilidade. Fluidez, couros com bordados, recortes a laser, mosaicos e aplicações manuais dão o tom da coleção.

 

Couros Bom Retiro + Curtume Moderno + Curtume Rusan + Ronaldo Fraga + Kildare

A coleção: Kildare é uma tradicional marca de calçados masculinos do Brasil, focada no segmento casual masculino. A proposta de Ronaldo Fraga no Design na Pele foi de trazer novas cores e formatos à coleção, fazendo uma simbiose do estilo clássico da marca com uma proposta da estética urbana do skate. Couros maleáveis e com aspecto similar ao de lonas foram usados para conseguir o resultado inovador que será visto na Platform.