Design na Pele é apresentado na Casa Brasil

10 Views

Um pouco de histórias, cultura e arte se encontram no espaço do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) na Casa Brasil – Design e Negócios, que ocorre em Bento Gonçalves (RS) entre os dias 13 e 16 de agosto. O estande da entidade apresenta oficialmente o resultado do projeto Design na Pele, executado ao longo de 2013 para aprofundar dentro dos curtumes brasileiros a cultura do design e da inovação. O projeto foi liderado pelo estilista Ronaldo Fraga e pela artista plástica Heloísa Crocco. Desde a abertura da feira, os dois têm recebido jornalistas, compradores e profissionais do mercado de arquitetura e decoração para fornecer detalhes do projeto.

A excelente recepção do público da Casa Brasil com a iniciativa do CICB – apoiada por Apex-Brasil – reflete o grande trabalho conceitual e de execução do projeto. Conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, Heloísa e Ronaldo tiveram oficinas em grupo com curtumes de todo o Brasil e também consultorias individuais em que puderam desenvolver novos couros e, com esta matéria prima, criar novos produtos, como bolsas, puxadores para móveis, porta-retratos, entre outros artigos.

Heloísa e Ronaldo destacaram a satisfação em participar do projeto Design na Pele. “Sempre usei couro em minhas coleções, mas acabo esta etapa do Design na Pele ainda mais afetivo com este material. As pessoas às vezes não têm a dimensão da nobreza do couro e de como ele é vivo: ele conta histórias, fala de ancestralidade e sustentabilidade”, disse Ronaldo. Heloísa buscou em seu trabalho a mistura de materiais, mesclando o couro com metal, madeira, entre outros. “Os curtumes têm uma joia na mão e puderam abrir horizontes, tiveram uma resposta maravilhosa ao projeto”, destacou a artista plástica.

Nesta quarta-feira (14), às 16h, haverá uma coletiva de imprensa no estande do CICB na Casa Brasil com Ronaldo e Heloísa. O estande do CICB na Casa Brasil fica no Pavilhão A, Rua 2.