CSCB participa de evento promovido por braço da ONU para Normas de Sustentabilidade

10 Views

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) será apresentada em evento internacional entre os dias 16 e 18 de setembro. Trata-se da 2ª Convenção Internacional de Comércio e Normas Voluntárias de Sustentabilidade, no Rio de Janeiro, organizada pelo Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (UNFSS, braço da ONU para o tema), pela Firjan e Inmetro. 

O CSCB é apoiado pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

Este é um reconhecimento muito significativo, explica Álvaro Flores, coordenador técnico da certificação, em função da limitação de temas selecionados para o evento. “Foram quatro grupos de produtos escolhidos (frutas, castanhas e óleos vegetais, além do couro), a partir dos reflexos positivos de suas respectivas Normas Voluntárias de Sustentabilidade”, destaca. A Convenção foi toda desenhada com base nesses quatro grupos, cujas trajetórias e boas práticas projetam a noção de Cadeia de Valor Global e cumprem os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, com possibilidade de incentivar outros setores. 

A participação do CSCB ocorrerá no dia 16, às 14h15, no painel Entendendo o Impacto das Normas Voluntárias de Sustentabilidade para Setores Produtivos. 


Serviço

2ª Convenção Internacional de Comércio e Normas Voluntárias de Sustentabilidade

Local: Firjan, Rio de Janeiro

Data: 16 a 18 de setembro

Organizadores: 

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)

Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (UNFSS, uma iniciativa das seguintes agências ligadas à ONU: FAO, UNIDO, UNCTAD, ITC e UN Enviroment)