Couro: veja o quanto o Brasil exportou em setembro

10 Views

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) divulga o balanço preliminar das exportações de couros e peles no mês de setembro: US$ 256 milhões. O valor foi apurado pela Inteligência Comercial da entidade, com base em dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os números preliminares de setembro resultam em um crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2013. No acumulado do ano, o setor de couros do Brasil registra um total de exportações de US$ 2,237 bilhões, significando uma ascensão de 23% sobre o igual período do ano passado.

Avaliação do CICB destaca um decréscimo no abate de gado em todo o mundo, trazendo um novo posicionamento no cenário internacional de preços. Como resultado, há um ajuste no volume de negócios. A entidade destaca que o mercado está em uma configuração estável, sendo necessário um esforço contínuo de aprimoramento técnico e de promoção de imagem, relacionamento e ações comerciais. O projeto setorial Brazilian Leather - uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros - tem sido fundamental neste processo. O CICB ressalta ainda a importância de incentivos ligados à desoneração da carga tributária e melhoria da infraeestrutura do país como pontos importantes para a competitividade do setor.

Em breve, serão divulgados os números definitivos do mês. A participação do item "couro" nas exportações brasileiras permaneceu em 1,3%.