Conheça os palestrantes do painel Couro e design sustentável na indústria moveleira

10 Views

Três personalidades de destaque nos segmentos de mobiliário e design estarão no Fórum CSCB de Sustentabilidade, no dia 8 de novembro, em Estância Velha (RS). Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, sócios-fundadores da empresa multipremiada internacionalmente Furf Design Studio, e Pedro Guilherme Enger, gestor da Brava Forma, empresa familiar gaúcha de estofados de luxo, apresentam o painel Couro e design sustentável na indústria moveleira.

A realização do fórum é do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com apoio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa de CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o crescimento do couro do país no mercado internacional. O patrocínio Gold do é de JBS Couros e Química Carioca. Patrocinadores Silver: SystemHaus e Euro-América. Inscrições: www.forum2018.cicb.org.br

O diferencial que o couro imprime aos seus respectivos trabalhos deverá ser compartilhado pelo trio nesta apresentação no fórum. “Em nossos projetos buscamos o atemporal, a elegância, o sensorial. Couro é tudo isso, com uma pitada de rockstar”, adianta Rodrigo, que, ao lado de Maurício, conquistou as três maiores premiações de Design do mundo –  Best of the Best no aclamado prêmio alemão Red Dot, o Leão de Cannes em Product Design o iF 2018. Para Pedro, o couro tem atributos importantes e únicos reunidos em um mesmo material. "O couro é versátil, sustentável e possui caráter e personalidade forte. É preciso ter respeito pela herança cultural e pela evolução que o couro nos proporciona desde o início dos tempos", destaca ele, que é formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Internacional e pós-graduado em Engenharia de Sistemas de Produção. 


Conheça a seguir um pouco da trajetória dos três palestrantes e seus trabalhos:


Sobre Pedro Enger:

Pedro Guilherme Enger, 28 anos, é formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Internacional e pós-graduado em Engenharia de Sistemas de Produção, ambos pela PUCRS. Gestor de Projetos, Produção e Qualidade da Brava Forma, empresa familiar gaúcha de estofados de luxo. Fundador e proprietário da Anger Creations, estúdio criativo de design e experimentações focado em artefatos de couro. Projeto internacional de voluntariado Canadá/Brasil (Canada World Youth e Projeto Rondon), com foco na sustentabilidade, na comunicação e no desenvolvimento de comunidades.

Sobre a Brava Forma:

Em 1988 nasce no Rio Grande do Sul a Brava Forma, empresa de estofados que preza pelo conforto e design. Desde o princípio, o projeto das estruturas dos móveis segue o sistema de engenharia alemã, aliando resistência e durabilidade na utilização dos materiais. O toque italiano fica no design, trazendo beleza e refinamento aos produtos. Os couros que compõem a coleção são desenvolvidos exclusivamente para a marca Brava Forma. A marca é precursora em espaços criativos que estimulam a arte, a arquitetura e o design, expondo seus móveis em collabs com artistas e arquitetos conceituados. 


Sobre Maurício Noronha e Rodrigo Brenner

Maurício Noronha, 28 anos, e Rodrigo Brenner, 27, são sócios-fundadores da empresa multipremiada internacionalmente Furf Design Studio. São os mais jovens a conquistar a premiação máxima Best of the Best no aclamado prêmio alemão Red Dot. Atuam na área acadêmica como professores convidados no Brasil, Europa e Caribe. São co-criadores e coordenadores da Especialização em Design - Soluções de Impacto para o Futuro em Design do Centro Europeu, curso que conta com apoio da Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente).


Sobre Furf Design Studio

Ao ser primeira empresa brasileira a receber o Leão de Cannes em Product Design e ao ganhar o iF 2018, a Furf escreve história por ter projetado o único produto com as três maiores premiações de Design do mundo. Parte do acervo permanente do principal museu de Design da China em Shenzhen e do MUDE em Portugal, conta com exposições em notáveis eventos como a Semana de Design de Milão (Itália), WIRED Health (Inglaterra) e em outros oito países. A Furf tem colaborado na criação de oportunidades de negócio no mercado nacional e internacional: atualmente está com projetos presentes na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Itália, França, Portugal e Uruguai.