Blitz Lei do Couro: veja o balanço final da ação em Minas Gerais

10 Views

Foram mais de 2 mil lojas visitadas, 22 shopping centers e 11 concessionárias de automóveis. Uma grande operação foi realizada em Minas Gerais para multiplicar o conhecimento sobre a Lei 4.888/65, que determina que somente artigos feitos em pele animal podem receber a denominação “couro”. Chamada de Blitz Lei do Couro, essa ação foi liderada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), contando com equipe de agentes para esclarecer detalhes sobre a legislação, corrigir erros e encaminhar infratores aos órgãos de defesa do consumidor.

O varejo de moda e do segmento automotivo da capital, Belo Horizonte, e região metropolitana foram os alvos principais desta edição da Blitz. Termos errôneos como “couro ecológico”, “couro sintético” e “couro tecnológico” foram alguns dos mais verificados – cerca de 60% dos pontos que comercializavam artigos em material sintético cometiam essas infrações ao identificar suas mercadorias. Alguns destes erros tiveram correção imediata: às vendedoras, foi instruída a rasura com caneta sobre a palavra “couro” na etiqueta.

Segundo Ricardo Michaelsen, coordenador do projeto, as lojas de shopping center registraram menos ocorrências do que aquelas localizadas no comércio de rua, e o motivo dialoga com o trabalho que o CICB tem desenvolvido com as grandes redes de varejo. “Filiais visitadas em outros estados, ou que foram alertadas por nossa equipe de monitoramento pela internet, fazem a correção de forma capilar, comunicando todas as unidades de uma única vez”, explica Michaelsen, que rodou 4,7 mil quilômetros nesta edição da Blitz com carro identificado da ação, chamando a atenção da mídia nacional em espaços privilegiados como TV Record e Portal G1. O coordenador ainda teve em sua agenda uma visita oficial ao Procon para encaminhamento de casos resistentes à lei.

CLIQUE AQUI E VEJA REPORTAGEM DE TV SOBRE AS BLITZES EM MINAS GERAIS

As Blitzes devem ter continuidade ainda neste semestre, seguindo em junho para o Rio de Janeiro. Para conhecer mais sobre o projeto, denunciar e acompanhar suas atividades, acessewww.cicb.org.br/lei-do-couro

Resumo Bliz Lei do Couro em Minas Gerais:

2.294 lojas visitadas

22 shopping centers

6 feiras

11 concessionárias de automóveis

4.703 km rodados