Apex-Brasil elogia ‘alto grau de inovação’ do Design na Pele, projeto que encerra participação no Brazil S/A, em Milão

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Encerrada nesta semana, a exibição da segunda fase do Design na Pele no Brazil S/A, mostra de design e inovação em Milão, Itália, foi sucesso absoluto. A exposição brasileira foi realizada de 14 de abril a 24 de maio.

O projeto que leva designers de renome para dentro de curtumes a fim de desafiá-los a desenvolver couros cada vez mais diferenciados tem como foco a temática ‘Escritas’. Proposta do Brazilian Leather, projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Design na Pele explora a criatividade da indústria brasileira ao mesmo tempo em que descobre novas possibilidades para o couro.

Na percepção do gerente de exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga, o Design na Pele é uma iniciativa com alto grau de inovação. “O projeto inova ao estimular nossos curtumes a desenvolver novos produtos, levando nosso couro a um outro patamar de competitividade, com base no design e na criatividade”, analisa. “Inova, também, ao levar esses desenvolvimentos para o mundo, posicionando o couro brasileiro como produto de alto valor agregado no mercado internacional”, continua.

Já na primeira edição, o projeto logrou grande visibilidade mundial. Nesta segunda etapa, a proposta é repetir o êxito reunindo 12 empresas que devem imprimir personalidade a uma temática comum: escritas.

Para o executivo da Apex-Brasil, não resta dúvidas de que o projeto será mais uma vez sucesso. “A segunda fase do Design na Pele confere maturidade à iniciativa”, reflete. “O que antes foi um piloto, agora se apresenta mais forte tanto na estruturação de processos, para que os curtumes participantes incorporem as práticas de pesquisa e desenvolvimento ao trabalho de agregar valor ao couro, como na presença internacional, ao considerar uma agenda robusta de eventos e ações importantes para o setor”, diz.

José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, defende o Design na Pele como um projeto que comunica ao mundo o quão singular o couro produzido no Brasil é capaz de ser. “Nossa indústria coureira é versátil, assim como o couro. O projeto mostra, portanto, todo esse dinamismo e isso, naturalmente, chama a atenção dos que atuam no setor em nível internacional”, conclui.

Veja quais são os curtumes que participam do Design na Pele Escritas:

AplicColour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Curtume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquimica*

Nova Kaeru*

JBS Couros

Curtume Moderno

*novos no projeto

Conheça os designers que conduzem o projeto:

Heloísa Crocco – Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera oCroccoStudio Design.

Ronaldo Fraga – Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’sSchoolof Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o BritInsurance – Design oftheYear, exposição organizada pelo DesignMuseum de Londres.

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