A dama do couro

10 Views

Patrícia Motta é um dos nomes referência no couro brasileiro. Estilista especializada na pele, cria uma moda diferente de qualquer uma que você já viu. De leveza extremamente feminina. 

Com inspirações que vão de livros à natureza, Patrícia empresta a uma indústria tradicional a delicadeza do seu olhar. E transforma o couro em matéria-prima do high-fashion no Brasil.


Por que o couro? De onde vem essa paixão pela matéria-prima?

Paixão não se explica, acontece. É uma matéria-prima nobre, perene, que está presente em nossa vida há milhares de anos. A primeira roupa criada no mundo foi feita em couro de carneiro. Considero um estilo de vida, já que ele está presente em nosso cotidiano, decoração, arte, automobilismo e moda.


Você só trabalha com curtumes e matéria-prima certificados. Por que tomou essa decisão? 

Tem a ver com qualidade, mercado e ideologia. A nossa marca preza pela qualidade das peças. O couro é um clássico e a maneira como é tratado faz diferença no produto final. Os curtumes certificados trabalham com os processos corretos de produção, prezando pelas normas de sustentabilidade.


Você só utiliza couro brasileiro em suas peças?

Já importamos, mas atualmente utilizamos os couros de curtumes nacionais, já que a qualidade e tecnologia atendem a nossos pré-requisitos. E com isso incentivamos o que é feito em nosso país. 


Como está a indústria do couro no Brasil em comparação com outros países?

Tenho visto um crescimento em qualidade e inovação, mas acredito que sempre devemos melhorar. As viagens e pesquisas feitas nos curtumes de outros países, assim como as trocas de ideias com outros designers, têm nos ajudado a desenvolver couros especiais dentro dos curtumes brasileiros.